25 fevereiro 2010

PRESS-RELEASE

Lab-movimente

26 Fev
Casa Augusta
Coimbra
22h

A 1ª edição do projecto Lab-movimente apresenta-se como um evento cultural multidisciplinar com a duração de uma noite, que pretende dar a conhecer jovens artistas sedeados em Coimbra fora dos seus ateliês e captar novos públicos para a cultura de Coimbra. Na Casa Augusta, espaço da Alta da cidade, habitualmente privado, decorrerão performances, instalações e outras manifestações artísticas, num espaço temporariamente volvido laboratório.

A interacção do público com os trabalhos apresentados é, propositadamente, deixada ao improviso. As reacções que derivam deste acaso são, para a comissária do projecto, a alemã Annika Weinthal, um dos pontos mais refrescantes da experimentação. O olhar externo sobre as necessidades da cidade aliou-se ao conhecimento prático que o artista plástico Eduardo Conceição possui da cidade e da sua criação contemporânea.

Para a estreia do Lab-movimente, foram seleccionados os artistas Le Brimet (vídeo e desenho), Clélia Cruz (escultura), Martinho (escultura), Bruno O. Gonçalves (instalação), Ricardo & Pedro (poesia/música), Tiago Carvalho (vídeo), Tatiana Santos (pintura), Cláudio Vidal (performance), Maria Barreiros (desenho), Juan Daniel Domingues (pintura) e o colectivo Aranhiças e Elefantes (performance).

A mostra decorrerá das 22h de sexta-feira 26 de Fevereiro 2010, até às 2h de dia 27, na Rua Augusta, nº 5, Coimbra. O after-party terá lugar no teatro-estúdio do Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra (CITAC), no edifício da Associação Académica de Coimbra.

O Lab-movimente é um projecto independente criado em 2010, que surge das palavras laboratório, movimento e mente. Pretende-se que o evento aconteça com regularidade e que os intervenientes sejam variados, com vista à dinamização cultural da cidade de Coimbra. Annika Weinthal, comissária da 1ª edição, formou-se em Estudos Artísticos na Universidade de Humboldt, em Berlim e, actualmente, estuda na Universidade Nova de Lisboa. Trabalhou em projectos como “After Cage – 24 collections in motion”, que dinamizou obras de arte de colecções alemãs, belgas e holandesas através dos três países. A coordenação do projecto está a cargo de Eduardo Conceição, finalista de Arquitectura na Universidade de Coimbra e contou com a colaboração de Olga Moreira, na produção, e Margarida Rocha de Oliveira, na comunicação.


Margarida Rocha de Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário